sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Resenha do livro:"Tecnologias e ensino presencial e a distancia"

Referência:
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distancia. 2. ed.
Campinas: Papirus, 2003. 157p.
Código:
R91106t
Elaborado por:
Franzé Costa
Tecnologias e ensino presencial e a distância traz reflexões e pesquisas desenvolvidas pela conhecida pesquisadora e professora Vani Kenski, uma das principais referências brasileiras nos estudos sobre a forma como as ‘novas’ tecnologias impactam sobre a educação. Trata-se de um tema que vem ganhando uma atenção cada vez maior na medida em que as tecnologias se aprimoram (especialmente aquelas relacionadas às comunicações e ao processamento de informações), e vão aos poucos reconfigurando todas as atividades educacionais, e não apenas servindo de apoio nas ações e estratégias didáticas de sala de aula.
O principal direcionamento dado pela evolução tecnológica, de velocidade sem
precedentes, foi na reconfiguração da educação a distância, antes entendida com certa
desconfiança e inferioridade, dada a sua (evidente) desvantagem se comparada à
modalidade de educação presencial. É justamente por este o caminho que segue a autora,razão que justifica o título da obra.
A temática ainda pode ser reconhecida como nova, apesar de já vir sendo objeto de
reflexões, e recebendo contribuições desde o início dos anos de 1990. A proposta de
utilização de novas alternativas tecnológicas como forma de remodelar o processo de
formação não deixou de ser ainda um dos grandes desafios dos educadores, que, em sua
maioria, parecem ainda não ter assimilado o real significado da mudança que a educação teve ou tem que se submeter.
Neste sentido, Vani Kesnki foi extremamente competente, pois traz um conjunto de
apontamentos da maior relevância na medida em que esclarece conceitos fundamentais, e
discute os caminhos e contextos de mudança. O livro traz nove capítulos, além da
apresentação e das considerações e reflexões finais, e segue o itinerário definido de acordo com o ajustamento das temáticas à progressiva necessidade de conhecimento dos leitores.
Assim, a autora inicia pelos conceitos centrais relacionados às tecnologias, fazendo questão de enfatizar um conceito de tecnologia despregado da idéia enviesada que entende tecnologia como associada somente aos computadores. Nestes termos, todos os artefatos clássicos da atividade de ensino e aprendizagem, como livros, quadro negro e giz, dentre outros, são manifestações de uma fase na evolução tecnológica da formação.
Os computadores não seriam assim mais que uma evolução, que traz suas
consequências. A diferença fundamental é no nível da mudança provocada. Com efeito, os computadores, especialmente a partir da internet, mais que aperfeiçoam ou contribuem para as atividades de formação, vão além, generalizando a virtualização das atividades docentes e discentes. Para a educação a distância, os espaços virtuais de aprendizagem vão aos poucos trazendo a interação, o contato, e o dinamismo que custou caro à educação a distância dos tempos da correspondência pelo correio. Mas não é somente pela educação a distância online que as tecnologias de comunicação e informação impactam. A mediação tecnológica pode ser um importante instrumento de ampliação do espaço de sala de aula e das bibliotecas, e as
formas de interação mais que nunca tendem a ser permanentes.
Um dos pontos fortes do livro é justamente seu conteúdo reflexivo sobre a tecnologia e a educação, tornando a leitura agradável. Merece ser realçada a sensatez da autora em discutir o contexto filosófico e teórico da virtualização, e não somente da digitalização conceitos definitivamente diferentes, é bom lembrar). Não fosse assim, seria por demais confusa a discussão sobre interação virtual e comunidades de aprendizagem.
Por outro lado, a despeito da forma clara do estilo da autora, há momentos em que o
livro parece perder seu rumo, seja pela repetição de passagens nos diferentes capítulos, seja pela sensação de que o que está sendo lido já teria o sido dito de outra forma em outras partes do livro (o que é compreensível pelo fato do livro ser uma compilação de diversos artigos produzidos e publicados pela autora em eventos, periódicos e capítulos de outros livros).
A leitura é recomendada para os profissionais de educação em todos os níveis,
especialmente para os profissionais da educação superior, não apenas docentes, mas também gestores e profissionais da área tecnológica. Trata-se de uma leitura instrutiva, reflexiva, muito boa para quem se inicia nas discussões sobre tecnologias em educação, educação à distancia online, e impactos da virtualização propiciada pela internet sobre a educação.O livro é especialmente adequado para uma rápida revisão de conceitos e para uma recontextualização dos fundamentos educacionais e tecnológicos da formação a distância.
Para algo mais que isto, recomenda-se outras buscas.

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