sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PEGUNTAS FREQUENTES SOBRE MESTRADO

1- Qual a diferença entre o tradicional Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?
R: Para melhor compreensão, transcrevemos um texto extraído do site da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura), www.capes.gov.br, página "Legislação", item 8 de "FAQs":
"Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma, condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002)".
2- Fazendo o curso de Mestrado Profissional, posso dar aulas em faculdades e outras instituições?
R: Cada instituição de ensino tem seus próprios critérios para contratar o corpo docente. O Mestrado Profissional não tem a finalidade acadêmica de formar professores, ao contrário do Mestrado Acadêmico, que tem esse objetivo. Ter o Mestrado Profissional não é impedimento para dar aulas, pelo contrário, é um diferencial, mas o curso não foi idealizado para essa finalidade.
3- Após cursar o Mestrado Profissional, posso fazer um Doutorado?
R: O Mestrado, seja ele Acadêmico ou Profissional, não é pré-requisito para o Doutorado. Ou seja, se você tiver interesse, pode fazer o Doutorado direto, sem passar pelo Mestrado. Obviamente, ter cursado o Mestrado Profissional não vai impedi-lo de fazer o Doutorado. Na maioria dos países desenvolvidos, o mais comum é fazer o Doutorado direto, e isso também passou, recentemente, a ser incentivado pelos órgãos nacionais de fomento da pós-graduação, como a Fapesp e a Capes/MEC. Por outro lado, muitos programas de pós-graduação no Brasil têm, historicamente, considerado os créditos obtidos no Mestrado, em área afim, como equivalentes à parte dos créditos requeridos para o Doutorado. É importante ressaltar que compete a cada programa de Doutorado definir se aceita ou não determinado curso de Mestrado (Acadêmico ou Profissional), e qual a respectiva redução nos créditos requeridos.
4- O que é crédito?
Na pós-graduação, o trabalho realizado pelo aluno é medido quantitativamente por meio de uma unidade chamada "crédito". Um crédito corresponde a 15 horas de trabalho, em diversos tipos de atividade: assistir a aulas; elaborar trabalhos, exercícios, projetos ou relatórios; ler os textos indicados; fazer ensaios em laboratório ou pesquisas de campo; etc.
5- Qual a carga horária de uma disciplina? E seu número de créditos?
Cada disciplina tem uma carga horária específica, indicada por três números em seqüência: x-y-z. Eles demonstram o número previsto de horas semanais que o aluno deve se dedicar às diferentes atividades envolvendo a disciplina: o primeiro (x) refere-se a assistir a aulas teóricas, o segundo (y) corresponde à participação em aulas práticas (laboratórios e projetos), e o terceiro (z) é o tempo dedicado a atividades fora de aula: exercícios, leituras, pesquisa bibliográfica, etc.
Por exemplo, uma disciplina com carga horária 3-2-5 inclui três horas de aulas teóricas por semana, duas horas de aulas práticas e prevê cinco horas de atividades do aluno fora de aula, perfazendo carga horária de 10 horas por semana. Se o período letivo for de 12 semanas, a carga horária total da disciplina será de 12 x 10 = 120 horas, incluindo 36 horas de aulas expositivas.
O número de créditos é igual à carga horária total da disciplina dividida por 15, pois um crédito corresponde a 15 horas de atividades do aluno. Assim, no exemplo citado, o número de créditos da disciplina seria 120 / 15 = 8 créditos.
6- É necessário cursar quantas disciplinas?
As regras da pós-graduação baseiam-se na quantidade de créditos e não no número de disciplinas. Para completar o curso, é necessário perfazer o mínimo de 98 créditos (1.470 horas): 80 créditos, no mínimo, em Disciplinas; 16 créditos no Trabalho de Curso; e dois créditos em Seminários.
Assim, se todas as disciplinas tiverem oito créditos cada uma, será necessário cursar, pelo menos, 10 disciplinas, sendo, no mínimo, três do Núcleo de Engenharia Fundamental (de áreas diferentes), dois do Núcleo de Engenharia Avançada e de Sistemas (qualquer área) e três do Núcleo de Gestão e Fatores Humanos (qualquer área). As disciplinas restantes poderão estar ligadas a qualquer núcleo ou área.
http://www.automotiva-poliusp.org.br/mest/perg.htm

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