sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MESTRADO ACADÊMICO E O MESTRADO PROFISSIONAL?

"Mestrado profissional" é a designação do mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002).
Capes. disponível em: http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/2376-qual-e-a-diferenca-entre-o-mestrado-academico-e-o-mestrado-profissional

Os Mestrados Profissionais Responde a uma necessidade socialmente definida de capacitação profissional de natureza diferente da propiciada pelo mestrado acadêmico e não se contrapõe, sob nenhum ponto de vista, à oferta e expansão desta modalidade de curso, nem se constitui em uma alternativa para a formação de mestres segundo padrões de exigência mais simples ou mais rigorosos do que aqueles tradicionalmente adotados pela pós-graduação.
Segundo Marisa Forghieri, diretora de pós-graduação e pesquisa da universidade Anhembi Morumbi,
Enquanto que no mestrado acadêmico os professores precisam ter trabalhos científicos publicados, no mestrado profissional eles devem ter patentes registradas. Nos dois casos, o objetivo é a pesquisa e a produção de conhecimentos, mas no mestrado profissional, em que não há bolsa de estudos, isso seria voltado mais para suprir as necessidades do mercado. A diferença realmente é tênue.

O mestrado possui duas modalidades distintas: o profissional e o acadêmico. Teoricamente, a diferença é que no profissional o candidato deseja pesquisar sobre a propria prática, seja para descobrir alguma coisa, discutir alguma temática ou oferecer contribuições para uma área em específico:por exemplo, a criação de um vídeo para informar um grupo de pessoas sobre os riscos do cigarro.
No acadêmico o candidato deseja realizar pesquisa que contribua para a academia, ou seja, de relevância para as universidades, seja descobrindo, por exemplo, um novo remédio para combater uma doença. A sua contribuição é que estes saberes poderão ser usados dentro da academia, e evidentemente pelo publico em geral. O mestrado acadêmico é feito por profissionais que desejam ser professores do ensino superior, via de regra. Quanto à sua conclusão, o mestrado academico exige a realização da qualificação, e o profissional não, Além disso, muitas instituições NÃO aceitam o título de mestre profissional para ingresso no doutorado.....

De acordo com o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro,a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional "o primeiro busca formar, a longo prazo, um pesquisador,com profunda imersão na pesquisa. No mestrado profissional também deve ocorrer a imersão na pesquisa, mas o objetivo é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer,identificar e sobretudo utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a
>suas atividades, sejam estas de interesse mais pessoal ou mais social".

Antes de mais nada, o mestrado profissional (MP) é um título terminal, que se distingue do acadêmico porque este
último prepara um pesquisador, que deverá continuar sua carreira com o doutorado, enquanto no MP o que se
pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele
depois continue a pesquisar. O que importa é que ele (1) conheça por experiência própria o que é pesquisar, (2) saiba
onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional. Nada disso é trivial. O terceiro ponto é, por sinal, razoavelmente difícil. Por isso, o MP não pode ser entendido como um mestrado facilitado. Aqui já está uma diferença importante entre o MP, que pertence à pósgraduação stricto sensu, avaliada pela Capes, e a pós-graduação lato sensu, ou especialização, que não passa pelos critérios rigorosos da Capes. Nota -se que praticamente ninguém faz dois mestrados ou dois doutorados, ao passo que muitos cursam três, quatro especializações. Um dos sentidos da especialização é ser uma atualização de conhecimentos. Já o mestrado, de qualquer espécie que seja, exige que a pessoa pesquise – e é uma mudança que ela faz em sua vida, em sua relação com o conhecimento, como o que os antropólogos chamam uma passagem.
http://palazzo.pro.br/wordpress/archives/314

Um comentário:

Karla Brasil disse...

olá gostei dos seus escritos parabéns me esclareceram bastante! Feliz 2009! Viva os Cearázim na net!