quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PLÁGIO EM TRABALHOS CIENTIFICO

Li recentemente um e-mail do coordenador de um curso a distancia fazendo advertências sobre os projetos de monografias que haviam sido entregues :a coordenação do curso e que alguns apresentavam cópias de outros trabalhos.
Este é um tema muito delicado, no entanto, faz parte da realidade de algumas produções cientificas.A palvra plagio vem do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indirecto, astucioso. E definido assim cópia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua.
Para saber se o seu trabalho tem algum traço de plágio você pode ver on-line no site do copyscape. Este programa mostra todos os trechos que estão copiados no seu texto que são cópias de texto que existem na internet.
Existe outro programa farejador de plagio
Este programa do professor Maximiliano Zambonatto Pezzin também é muito eficiente na busca de trechos plagiados, veja o exemplo do farejador.
Veja também as perguntas interessantes sobre esse programa.
Então se você está preparando seu projeto de mestrado ou trabalho monográfico fique atento quando estiver fazendo a sua produção textual, pois existem vários programas que facilmente podem descobrir se ela contém plágio.

Nenhum comentário: